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Tornar o aluno apto a aplicar técnicas de programação especificamente voltadas para o desenvolvimento de aplicativos para Web, integrando linguagens, suporte de servidores Web e banco de dados.

Tornar o aluno apto a aplicar técnicas de programação especificamente voltadas para o desenvolvimento de aplicativos para Web, integrando linguagens, suporte de servidores Web e banco de dados.

O aprendizado dos conceitos básicos, principais técnicas, perspectivas futuras e aplicações de Bioinformática.

Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando uma linguagem de aplicação utilizada na área de Bioinformática

Ensinar ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando aplicações na área de Engenharia.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Estimular a pró-atividade dos alunos, incentivando-os a desempenhar atividades extracurriculares de sua escolha.

Introduzir o aluno às técnicas, teorias e modelos utilizados na Web Semântica, tornando-o apto a desenvolver recursos, ferramentas e aplicações computacionais que envolvam a aplicação desse conhecimento na resolução de problemas na área de aplicações Web. Capacitar o aluno para discutir criticamente tópicos pertinentes à área e propiciar-lhe subsídios para desenvolvimento de pesquisas.

Bioinformatics basic concepts, main techniques, future perspectives and applications.

Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando uma linguagem de aplicação utilizada na área de Bioinformática

Apresentar os fundamentos da tecnologia Web, abordando questões relevantes à arquitetura, modelagem, especificação, construção e usabilidade de aplicações hipermídia de modo geral, e daquelas que manipulam hiperdocumentos estruturados para a WWW de modo particular. Analisar ferramentas, aplicações e sistemas disponíveis, considerando suas capacidades e limitações. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.

Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando uma linguagem de aplicação utilizada na área de Bioinformática

Introduzir o aluno às técnicas, teorias e modelos utilizados na Web Semântica, tornando-o apto a desenvolver recursos, ferramentas e aplicações computacionais que envolvam a aplicação desse conhecimento na resolução de problemas na área de aplicações Web. Capacitar o aluno para discutir criticamente tópicos pertinentes à área e propiciar-lhe subsídios para desenvolvimento de pesquisas.

Apresentar ao aluno as idéias fundamentais da Inteligência Artificial e algumas características relacionadas à implementação desse tipo de sistemas.

Apresentar os fundamentos da tecnologia Web, abordando questões relevantes à arquitetura, modelagem, especificação, construção e usabilidade de aplicações hipermídia de modo geral, e daquelas que manipulam hiperdocumentos estruturados para a WWW de modo particular. Analisar ferramentas, aplicações e sistemas disponíveis, considerando suas capacidades e limitações. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.

Introduzir o aluno às técnicas, teorias e modelos utilizados na Web Semântica, tornando-o apto a desenvolver recursos, ferramentas e aplicações computacionais que envolvam a aplicação desse conhecimento na resolução de problemas na área de aplicações Web. Capacitar o aluno para discutir criticamente tópicos pertinentes à área e propiciar-lhe subsídios para desenvolvimento de pesquisas.

Apresentar os fundamentos da tecnologia de hipermídia subjacentes aos sistemas interativos Web, abordando questões relevantes à arquitetura, modelagem, especificação, construção e usabilidade desses sistemas de modo geral, e daquelas que manipulam hiperdocumentos estruturados para a WWW (Web) de modo particular.

Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Apresentar os fundamentos da tecnologia Web, abordando questões relevantes à arquitetura, modelagem, especificação, construção e usabilidade de aplicações hipermídia de modo geral, e daquelas que manipulam hiperdocumentos estruturados para a WWW de modo particular. Analisar ferramentas, aplicações e sistemas disponíveis, considerando suas capacidades e limitações. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa.

O aprendizado dos conceitos básicos, principais técnicas, perspectivas futuras e aplicações de Bioinformática.

Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.

Introduzir os conceitos de programação orientada a objetos e metodologia de desenvolvimento de software segundo esse paradigma.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando uma linguagem de aplicação utilizada na área de Bioinformática

O aprendizado dos conceitos básicos, principais técnicas, perspectivas futuras e aplicações de Bioinformática.

O conteúdo desse curso está disponível no Tidia:

Seminários em Computação  SCC0227

Introduzir os conceitos de programação orientada a objetos e metodologia de desenvolvimento de software segundo esse paradigma.

Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Proporcionar uma visão dos tópicos atuais ligados a Ciências de Computação e Matemática Computacional e aprendizado de técnicas de apresentação oral e escrita de resultados de pesquisas. Aspectos das pesquisas de interesse do programa de pós-graduação serão apresentados por pesquisadores convidados e da própria Instituição.

Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando uma linguagem de aplicação utilizada na área de Bioinformática
Introduzir uma segunda linguagem de programação. Familiarizar os estudantes com as várias estruturas de representação de informação, buscando habilitá-los a utilizá-las de maneira eficiente na resolução de problemas que requerem tratamento computacional.
Familiarização com os conceitos básicos dos computadores e da computação. Resolução algorítmica dos problemas propostos. Linguagem de máquina de computadores. Linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, visando dar ao estudante uma visão global dos computadores e dos problemas da computação em geral. Uso intensivo de computadores.

Introduzir os conceitos de programação orientada a objetos e metodologia de desenvolvimento de software segundo esse paradigma.

Introduzir uma segunda linguagem de programação. Familiarizar os estudantes com as várias estruturas de representação de informação, buscando habilitá-los a utilizá-las de maneira eficiente na resolução de problemas que requerem tratamento computacional.
Fornecer ao aluno os principais conceitos de Computação, enfatizando as técnicas mais utilizadas para aplicações práticas.
Introduzir os conceitos fundamentais do paradigma de orientação a objetos e sua aplicação à programação orientada a objetos. Apresentação de conceitos de linguagens de programação orientadas a objetos.
Conscientizar os estudantes de alguns dos problemas que surgem, para o indivíduo e sociedade, com a introdução dos computadores digitais. Espera-se, ainda, que o curso ajude os estudantes a tomarem ciência de suas futuras responsabilidades como profissionais em computação.

Objetivo: Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o usuário e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência na avaliação de interfaces.


Esse é um projeto para criar um livro diádico aberto e gratuito de maneira cooperativa com a parceria de alunos, professores e profissionais da área. Esse livro será sobre a linguagem Python e suas aplicações em bioinformática.


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